Setimo Universo

a maior franquia literária nacional

O Sétimo Universo é uma franquia literária brasileira e um universo compartilhado centrado em duas séries de livros que abrangem uma série de gêneros diversos, desde fantasia, romance e drama até terror, ficção científica e +18, publicados de maneira independente pelo seu criador, Leandro Zapata, através de seu selo editorial Ouroborus. Todas as histórias são originais ou baseadas em mitologias antigas, tendo já explorado as culturas gregas, japonesas, incas, astecas, cristã – anjos e demônios – nórdica e egípcia. A franquia tem se expandido em contos, antologias, histórias-curtas (de sete ou treze capítulos online), coletâneas (uma obra impressa que reúne quatro histórias-curtas), graphic novels e livros. O universo compartilhado foi estabelecido para cruzar os elementos comuns de enredo, cenário e personagens. Sabrina Petran é uma personagem original do Sétimo Universo e já apareceu em todas as modalidades.

O universo é dividido em suas linhas de publicação: Os Diários de Lilith – que também são a base para divisão das Fases do universo –, a saga principal do Sétimo Universo que reunirá cinco trilogias sobre cinco personagens e, depois, culminará em um crossover futuro; todos os livros são exclusivamente impressos ou e-book pela Amazon. A segunda são Histórias do Sétimo Universo, que exploram diversos temas diferentes, contando histórias que se passam milhares de anos antes da saga principal ou concomitante, às vezes complementando-as, contando histórias com personagens secundários que nasceram em Os Diários de Lilith; nesta linha de publicação cabem os mais diversos formatos.

O primeiro livro lançado do Sétimo Universo foi A Maldição de Romeu e Julieta (2013), que começou não apenas a saga Os Diários de Lilith: Aaron Van Helsing, como todo o universo compartilhado e o Ano Um da Fase Um. Este primeiro ano terminou com a publicação de A Cruzada Infernal (2018), continuação direta da saga Os Diários de Lilith: Aaron Van Helsing.

 

O segundo ano da Fase Um, começou com a antologia Antes do Oceano (2019) e terminou com o conto O Monstro de Copacabana (2019), na antologia Colmeia de Sangue, organizada por Raul Diaz e publicada pela editora Sinna.

O terceiro ano da Fase Um começa com a história-curta Desmond & Ally (2020) – um spin-off direto do terceiro livro da saga Afterlife (2015) – que foi publicado via Wattpad de maneira gratuita. O ano terminou com Slender Cipher, um conto sobre Reininger, publicado na antologia Amigos, organizada por Jacqueline Souza e Shirlei Pio e publicada pela Editora Djinn.

O quarto ano da Fase Um começou com a segunda metade de Afterlife: Ascenção (2020), o quarto livro da saga Afterlife (2015) publicado via Wattpad e terminará com Dragonborn, um livro ilustrado que narra a história do primeiro super-herói do Sétimo Universo - se tudo der certo.