Uma coisa pela qual escritores nunca devem se desculpar

Olá escritores, tudo certo? Eu tenho uma perguntinha para vocês, mas vou fazer só no final, para não dar spoiler da dica haha


por Jerry Jenkins | tradução de Leandro Zapata


Se você for como eu, você se descobrirá se desculpando muitas vezes na sua vida. Mas nunca peça desculpas por querer ser publicado. Nunca mesmo. Você ficaria impressionado na quantidade de vezes que escritores em-progresso me dizem que querem escrever apenas por escrever ou pelo prazer da coisa. “Eu não me importo se eu serei publicado”.


Eu não acredito. Se você tem algo a dizer que valha a pena colocar no papel, é por que vale a pena ser publicado para que as pessoas possam ler.


Saia da minha frente! Escritores escrevem para serem lidos.



Claro que um pouco de ego está em jogo. Quem não quer ser conhecido, ser um sucesso, ou ver nossos nomes numa impressão? Apenas lembre-se que ser publicado é o subproduto de nossa escrita, não nosso objetivo final.


Se nós objetivamos nosso glamour, escrever um best-seller, ganhar muita grana ou seja lá como for que queira chamar, nós seremos uma celebridade de carreira curta, e não vamos aproveitar a carreira. Escreva para comunicar, beneficiar pessoas, e deixe os resultados tomarem conta de si mesmos.


Como Dean Koontz ensinou, o propósito da escrita é comunicação, e se o que escrevemos não é lido, esse propósito não está cumprido.

Lembre-se de que você é um escritor. Então, lute para ser publicado – e sem se desculpar por isso.


Você já publicou seu livro? As pessoas já te julgaram por isso? Quero saber oq ue já te falaram! Deixe nos comentários!


Um forte abraço e nos vemos em breve,

Leandro Zapata

0 visualização