Motivação de Personagens

Olá escritores, tudo certo?

Se teve uma coisa que eu aprendi fazendo as lives com meus autores, é que uma história memorável são feitas de personagens inesquecíveis. Contudo, como fazer um desses? Nas próximas semanas faremos uma trilogia de postagens exclusivamente sobre esse assunto.

Espero que gostem!


by Jerry Jenkins | tradução e adaptação de Leandro Zapata


Faça uma lista de seus livros favoritos e posso apostar que todos eles têm uma coisa em comum: um inesquecível personagem principal. Do Capitão Ahab a Atticus Finch e de Harry Potter a Katniss Everdeen, tais personagens memoráveis são como amigos antigos.


Inventar personagens e injetá-los com força interna para torná-los heroicos é uma arte que você pode passar a vida inteira tentando dominar. Não apenas seus personagens crescem por sua história e evidenciam um verdadeiro arco, mas também devemos senti-los reais e reconhecíveis – torná-los verossímeis.

Como você pode soprar vida em seu personagem principal?

Bem, não é segredo. Você deve dar a eles motivações realistas e críveis. Faça isso bem e, quem sabe? Você pode criar sua própria Dorothy Gale ou George Bailey.


O que é Motivação de Personagem?


Nossos personagens principais devem se comportar como pessoas reais em situações reais, não como peões para fazer sua história funcionar. Até mesmo se sua estrela seja um super-herói ou vive numa terra distante, dê a ele necessidades, desejos e sonhos.

Permita que ele tenha defeitos, cometa erros e tenha arrependimentos. Estes serão parte de seu porquê – sua motivação. No fim, nós precisamos de personagens com características.


O que ele faz com essas motivações é o que o torna um herói ou uma decepção – ou um vilão. Quando ele finalmente enfrentar sua cruz, onde ele vai encontrar sua determinação?


Quanto melhor você criar e desenvolver as motivações de seu principal, o mais verossímil, memorável, e convincente sua história será. É assim que criamos uma conexão emocional entre seu leitor e seu personagem. E como eu disse muitas vezes, leitores gostam de ser educados e entretidos, mas eles nunca se esquecem quando foram emocionalmente movidos.


É o que vai mantê-los virando as páginas até o final.


Em nossa próxima dica, faremos uma lista dos tipos de motivações para seus personagens.

Um forte abraço e nos vemos em breve,

Leandro Zapata

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo