Escrita Criativa #101 ~ Pt.1

Olá escritores, tudo certo?


Para quem não sabe o que é Escrita Criativa: este é um curso que existe um universidades do exterior (e tem alguns cursos no Brasil também, mas não costuma ser em nível superior) que ensina técnicas de escrita, seja de ficção ou não. Nestes posts em duas partes, veremos uma leve introdução ao assunto.


by Jerry Jenkins | tradução e adaptação de Leandro Zapata


Você ama escrever e já te disseram que você tem jeito com as palavras. Então, você decidiu dar uma chance para escrita – escrita criativa. O problema é que você descobre que é mais difícil do que parece. Você até pode ter uma ótima ideia para uma história, mas você não tem certeza de como transformar isto em algo que as pessoas vão ler.

Não se sinta desencorajado. Escrever uma história pode ser extenuante, mesmo para veteranos. Conselhos conflitantes online podem te confundir e fazer você desistir antes mesmo de começar. No entanto, você sabe mais do que pensa. Histórias saturam nossas vidas.


Nós contamos e ouvimos histórias todos os dias em músicas, televisão, em vídeo games, em livros, em filmes e, até mesmo, relacionamentos. Muitas histórias, independente do gênero, apresenta um personagem principal que quer algo. Há uma necessidade, um objetivo, e algum tipo de esforço para consegue esse algo.


O personagem começa uma aventura, uma jornada, ou uma busca, enfrenta obstáculos e é ultimamente transformado. O trabalho de desenvolver tal história virá. Mas antes, vamos olhar o básico.


O que é Escrita Criativa?

É uma prosa – ficção ou não-ficção – que conta uma história. Escrita jornalística, acadêmica e técnica descreve fatos. Escrita Criativa também pode educar, mas o seu melhor é quando também entretém e move emocionalmente o leitor. Ela engatilha a imaginação e conecta com o coração.


Elementos da Escrita Criativa

Escrever uma história é muito parecido com construir uma casa. Você pode ter todas as ferramentas corretas e as ideias de design, mas se a fundação não é sólida, até mesmo a mais bela estrutura não ficará de pé. A maior parte dos especialistas concordam que estas 7 chaves devem existir em uma história:


1. Um Tema

Enredo – mais sobre isso abaixo – é o que acontece em uma história. Tema é a razão por que acontece. Antes de começar a escrever, determine porque você quer contar sua história.

Qual a mensagem que deseja transmitir? O que quer ensinar ao seu leitor?


Resista à vontade de explicitamente falar seu tema. Apenas conte a história, e deixe que ela trace seu próprio ponto. Acredite na inteligência de seus leitores. Sutilmente, teça seu tema dentro de sua história e confie que eles vão entender.


Eles podem lembrar de um grande enredo, mas você quer que eles fiquem pensando no tema por muito tempo depois que eles terminarem de ler.


2. Personagens

Toda história precisa de personagens verossímeis quem parecem reconhecíveis. Na ficção, seu personagem principal é o herói ou heroína. Seu protagonista deve ter:


Defeitos redimíveis;

Qualidades heroicas em potencial que emergirão no clímax;

Um arco de personagem (ele deve emergir diferente, melhor, mais forte ao final da história)


Resista a tentação de criar um herói perfeito. Perfeito é entediante. Você também deve ter um antagonista, um vilão, que deve ser tão formidável e convincente quanto seu herói. Não faça um vilão apenas por que ele é mal. Faça de um adversário digno, dando a ele motivações para suas ações.


Vilões não vem a si mesmos como ruins. Eles acham que estão certos! Um vilão equilibrado é muito mais realista e memorável.


Dependendo do tamanho de sua história, você também poderá precisar de personagens extras importantes. Para cada personagem, se pergunte:


O que ele quer? O que ou quem o está impedindo de conseguir isso? O que eles podem fazer sobre isso? Quanto mais desafios seus personagens enfrentarem, mais identificável eles são.


Por enquanto é só! Logo mais, a segunda parte estará disponível!

Um forte abraço e nos vemos em breve,

Leandro Zapata

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo