A importância do planejamento para a escrita de um livro

Olá escritores, tudo certo?

Agora, com uma parceria com a incrível autora, Carol Vasconcelos, traremos uma nova série de dicas de escrita! Vamos segui-la no instagram, insvernos em seu canal no youtube e apoiar seus trabalhos.


Escrever um livro não é uma tarefa simples, pelo contrário. É algo que exige esforço, dedicação e planejamento. É claro que não existe uma fórmula ou receita para isto, mas existem algumas dicas que você pode seguir e que vão servir de norte para que você realize esse trabalho.

É comum escritores iniciantes pensarem que criar uma história ocorre somente a partir do momento em que se começa a escrever as primeiras palavras na tela do computador (ou no papel). Contudo, existe uma fase muito importante para o trabalho do escritor e que não deve ser esquecida: O planejamento.


A etapa do planejamento é uma fase que merece toda a nossa atenção, pois ela dará base à sua história. É essa a espinha dorsal da história. Planejar cenários, construir o background dos personagens, pensar em cenas importantes para narrativa que você está criando, escolher a melhor forma de apresentar os fatos daquela história, entre outras coisas é um processo que começa antes de escrever, de fato, o seu livro. É nesse momento que o escritor precisa estruturar suas ideias de modo que faça sentido para quem lerá aquela história no futuro.


Dê vida aos seus personagens, refletindo sobre quem eles são, de onde vieram, suas histórias e objetivos de vida, pense onde a história que você quer contar se passa e na importância de cada cenário, construa um esqueleto para sua narrativa, uma estrutura com início, meio e fim, imaginando os arcos a serem trabalhados e os pontos de virada da trama. Com o planejamento do seu livro pronto, você terá muito mais facilidade e segurança para escrever.


Além disso, se dedicar a esta etapa ajuda para que o desenvolvimento do seu livro não dependa somente da sua inspiração, mas da sua organização e planejamento. Muitos escritores confiam somente nesses momentos onde fagulhas de criatividade brotam em nossas mentes. Contudo, os instantes sublimes em que a ideia e o trabalho se encaixam perfeitamente, são incontroláveis e podem ser raros.


Sendo assim, é importante que o escritor tenha em mente que aquela frase que diz: “a transpiração é mais importante que a inspiração”, está certa. Ou seja, a maior parte do trabalho de escrever um livro é o esforço constante na arte da escrita. E, para isso, o planejamento é não só essencial, mas vital.


O planejamento auxilia o escritor a organizar todas as suas ideias em uma estrutura que faça sentido, dando a possibilidade de que você consiga visualizá-las, pois enquanto estão somente em sua cabeça, elas são efêmeras. Da mesma forma que surgem em um rompante, podem apagar-se rapidamente também.


Existem ainda muitas outras dicas que podem ser úteis a você no processo de escrita da sua história, mas tendo um bom planejamento você já tem uma base sólida que vai auxiliá-lo neste trabalho.


E aí, o que acharam? Deixem seus comentários!

23 visualizações